quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Doce da Casca do maracujá



O maracujá é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo). Cascas e sementes de maracujá, provenientes do processo de corte e extração da fruta para obtenção do suco, são em grande parte descartadas e agregar valor a estes subprodutos é de interesse econômico, científico e tecnológico.

  • 6 maracujás
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 6 xícaras (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de suco de maracujá
  • 1 pedaço de canela
  • 5 cravos da índia


Modo de fazer:

Lave bem os maracujás com sabão. Deixe de molho por 20 min em 1 litro de água misturado com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio. Descasque, tirando apenas a casca amarela de fora, para aproveitar a parte branca. Corte as frutas ao meio. Retire a polpa, coe e reserve para fazer o suco.

A parte branca é que será usada para fazer o doce. Coloque essas metades em uma vasilha com água e deixe de molho de um dia para o outro (para amolecer um pouco e tirar o sabor amargo), trocando a água a cada 2hrs. No outro dia, escorra a água, corte em pedaços menores e enxágue bem.

Despeje numa panela, coloque o açúcar, a água, a canela e o suco de maracujá.
Leve ao fogo, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe cozinhar em fogo médio por 40 a 50 minutos. O doce estará no ponto quando formar uma calda grossa e a casca estiver macia. Deixe esfriar e se preferir coloque em vidros esterilizados para guardar.

Dica: Pode ser servido gelado com uma porção de sorvete ou
com creme de leite.


Bom Apetite!!!