quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Esfiha Aberta

Massa maravilhosa e o recheio bem parecido com as esfihas compradas em lojas especializadas. É essencial utilizar o iogurte escorrido no recheio, deixei escorrer durante uma noite.



Massa:

3 xícaras (chá) de farinha
2 colheres (chá) de fermento instantâneo seco
2 colheres (chá) de açúcar
1 / 4 xícara (chá) de azeite
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de leite em pó
1 xícara (chá) de água quente (35°C)


Recheio:
500kg de carne bovina moída
1 cebola picadinha
3 tomates médios processados
2 dentes de alho amassado
1 colher (sopa) de oleo
1 e 1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de pimenta do reino
1/4 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1/4 colher (sopa) de molho de pimenta
1/2 xícara (chá) de salsa picada
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
150g de iogurte natural escorrido em um pano fino


Modo de preparo:


Massa:
Coloque em uma vasilha 1/4 xícara (chá) de água  quente (53°C), o  fermento seco e o açúcar, misture bem e deixe  em um lugar quente e fechado até dobrar de volume. 
Coloque a farinha, o fermento em pó, o sal e leite em pó no processador de alimentos ou na batedeira. Adicione 1 / 4 xícara de azeite e bata alguns minutos até que a mistura fique parecida com areia.


 
Neste ponto, adicione a mistura de fermento  e  3 / 4 xícara de água morna (adicione a água aos poucos), quando a massa soltar  dos lados da vasilha  está pronto.
Deixe descansar em um lugar quente fechado até dobrar de tamanho. 


Recheio: 
Frite o alho no oleo, acrescente a cebola e a carne moída, deixe a agua que formou secar completamente. Acrescente os tomates, o sal, a canela, a pimenta do reino, o vinagre e o molho de pimenta. Ajuste o sal se necessário. 
Desligue o fogo, deixe a carne esfriar e misture o iogurte escorrido (fica parecendo um queijo cremoso),  a salsinha e a cebolinha.



Montagem:
Abra a massa com o auxílio de um rolo ate atingir 1/2 cm de espessura, corte círculos aproximadamente de 11cm de diametro. Recheie com cerca de 2 colheres de sopa. Aperte as duas extremidades do círculo e depois os dois lados opostos, verifique se as extremidades ficaram bem coladas. Coloque as esfihas em uma assadeira untada com manteiga e deixe dobrar de volume. Aqueça o forno a 180°C e asse por cerca de 10 minutos até as esfihas estejam  douradas.  

Bom apetite!