domingo, 24 de março de 2013

Ninhos de Páscoa

Duas versões de ninhos para servir no domingo de páscoa. Na versão salgada utilizei  batata e ovo de codorna salpicados com mix de pimenta do reino. Na versão doce utilizei, aveia, coco queimado, chocolate e mini ovos de chocolate. Para fazer o ninho doce use uma panela com a superficie    pequena e não ultrapasse o tempo de 5 min. depois da fervura, porque a mistura seca rapidamente e ficará com efeito de granola.
FELIZ PASCOA!


Ingredientes:

Salgado:
1 batata grande
Ovos de codorna
Mix de pimenta do reino

Doce:
Ninho de aveia:
1/4 xícara (chá) de manteiga
1  xícara (chá) de açúcar 
1/4 xícara (chá) de cacau ou chocolate em pó
1/4 xícara (chá) de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
1/2 xícara (chá) de coco em flocos queimado
5 mini ovos de chocolate

Modo de preparo:

Salgado:
Descascar e ralar a batata em formato de palha bem fina. Deixar numa vasilha com agua. Pegar uma porção de batata ralada e acomodar em uma peneira de metal pequena, moldando o fundo e toda a lateral da peneira. Com o auxílio de outra peneira ou uma concha, pressione as batatas e coloque numa panela com oleo quente, deixe fritar ate que fique dourado sempre pressionando com a concha. Escorra a peneira e deixe esfriar para desenformar o ninho de batata. 
Coloque o ninho de batata em um prato, por cima os ovos de codorna e salpique o mix de pimenta do reino.

Doce:
Derreter a manteiga, acrescentar o açúcar, o cacau e o leite. Deixar ferver por 5 min. (não pode ferver mais) . Desligar o fogo e  adicionar a aveia, a baunilha e o coco misturara bem. Em uma vasilha untada com manteiga, com o auxílio de uma colher, forme uma bola de aproximadamente 8cm de diametro. Force o meio formando um buraco.  Salpique coco queimado. Espere esfriar e decore com os ovos de chocolate.

Bom apetite!